Tirinhas
CURSO: ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO
TURNO: MATUTINO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SEMINÁRIO
TEMA: CHICO BENTO
NAIANA CORDEIRO
ANTÔNIO FILHO
JÚLIO CÉZAR
DAVID JOSÉ
PEDRO NATANAEL
NOVA CRUZ-RN 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
AUTOR
CHICO BENTO
PERSONAGENS SECUNDÁRIOS
TIRINHAS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Nesse seminário iremos falar sobre Chico Bento, personagem de história em quadrinho. Falaremos sobre a sua história, sobre o autor, sobre os seus amigos que o acompanham nas historinhas... Descobriremos como é o seu dia-a-dia, e algumas curiosidades.
Vamos perceber nas falas de Chico que a linguagem que ele usa é diferente dos demais personagens criados por Maurício. Nestes, a linguagem utilizada é mais formal, já em Chico é utilizada a linguagem popular, típica da região que ele mora. Além de sua fala especial, Chico tem outras características que o diferencia dos demais. Por exemplo: Anda descalço, rouba goiaba, toma banho de rio, pede a bença aos pais... Costumes do interior, diferente dos costumes da cidade.
O AUTOR
Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel – SP. Foi levado pela família com poucos meses para Mogi das Cruzes onde passou parte da infância.
Para ajudar no orçamento doméstico, desenhava cartazes e pôsteres. Mas seu sonho era se dedicar ao desenho profissionalmente.
Criou uma série de tiras em quadrinhos e ofereceu o material para os redatores da Folha onde trabalhava. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista. Essa passagem deu-se em 1959.
Nos anos seguintes, Mauricio criaria outras tiras de jornal: Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho , entre outros, que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas