tirinha da mafalda
Primeiro : O quadrinho mostra a teoria funcional trata a comunicação como ferramenta social, que estuda o papel da mídia na sociedade e não mais apenas os seus efeitos, aborda globalmente os meios de comunicação e seus subsistemas interligados, mostra o menino lendo jornal (se informando) e passando informação.
Segundo : Mostra a teoria empírica de campo ,os meios de comunicação de massa não possuem poder hipnótico e alienador sobre o receptor ou seja na tirinha ele conta o que estava lendo e ela como receptora o questiona sobre o assunto não se mostrando alienada,preocupando se com a formação de opnião, a mensagem midiática passa por diversos filtros individuais de caráter social do indivíduo antes de ser absorvida pelo mesmo. Derivando daí a intensidade do efeito da mensagem no indivíduo, a Teoria Empírica de Campo conclui que os filtros individuais são de caráter sociológico e não psicológico.
Terceiro : Tem como base a teoria hipodérmica a da bala = alvo,e de que a comunicação é como uma agulha hipodérmica que injeta a mensagem totalmente. Na tirinha mostra os personagem recebendo a mensagem como balas, emissor -> Receptor.
Quarto: Empírico-expremental permanece semelhante ao da Teoria Hipodérmica, mas com a adição do fator psicológico. Assim, sua formula representa uma revisão da relação mecanicista e imediata do E→R (Estímulo → Resposta), para a seguinte formula: E→FP→R (Estímulo→Fatores Psicológicos→Resposta).Ou seja, os personagens recebem a mensagem pensam sobre o que viram e tem suas proprias concluções.