Tipos sistemas operacionais
O Symbian começou como um consórcio de várias empresas como Nokia, Siemens, Samsung, Ericsson, Sony Ericsson e Panasonic, hoje pertence a Nokia, que adquiriu maior parte de suas ações 2008. Apesar de ter sofrido muito com a concorrência acirrada do iOS e do Android, ele ainda se mantem vivo, mas o peso da idade do sistema é evidente, muito pouco se tem feito ao sistema nos últimos anos, a sensação que se tem ao utiliza-lo é que o sistema ficou parado no tempo lá da década de 90 e isso fez sua participação de mercado cair em alguns países. O desenvolvimento do sistema ainda continua, mas nao se sabe muito bem quais sao os planos da Nokia pra ele, uma vez que nem a Nokia sabe o futuro que a empresa vai tomar em meio a tantas mudanças de plataforma que ela vem adotando ultimamente, cancelando produtos com o MeeGo, uma fusão de dois sistemas Linux - o Moblin pertencente a Intel e o Maemo que pertence a Nokia que ainda estava em desenvolvimento. A empresa foi motivo recente de muita noticia e boatos ao tomar a decisão por muitos especilistas considerada equivocada e errada ao firmar parceria com a Microsoft que tenta desesperadamente voltar ao mercado mobile com o seu novo sistema Windows Phone 7.
O Windows Mobile foi utilizado em dispositivos com ou sem capacidade de telefonia conhecidos como Smartphones e Pocket PC respectivamente. Durante muito tempo o sistema teve um certo prestígio no meio corporativo.
Vendo sua participação de mercado ruir a passos largos diante do avanço do iOS e Android a Microsoft decidiu se mexer e partiu para reestrutuaração de sua plataforma mobile criando do zero o Windows Phone 7 que traz muitas caracteristicas da interface Metro do seu dispositivo multimedia o Player Microsoft Zune.