Tipos de Sistema Operacional
a. Batch
Nos sistemas em lote (batch), o processamento de dados ocorre através de um lote de tarefas enfileiradas, de modo que o sistema operacional só processa a próxima tarefa (que geralmente tinha a forma de cartões perfurados) após o término completo da tarefa anterior. Neste ambiente de execução, a CPU muitas vezes fica ociosa, porque as velocidades dos dispositivos mecânicos de I/O são intrinsecamente mais lentas do que as dos dispositivos eletrônicos. Esse processamento tem como característica, a não interação do usuário com o sistema ou com a aplicação já que todas as entradas ou saídas são implementadas por meio de algum tipo de memória secundária, geralmente disco ou fita.
b. Interativo
Diferente dos sistemas em lote, esse sistema permite a comunicação direta entre o usuário e o sistema. O usuário passa instruções ao sistema operacional ou a um programa diretamente, usando um teclado ou um mouse, e espera por resultados imediatos. Da mesma forma, o tempo de resposta deve ser curto - geralmente em torno de 1 segundo.
c. Tempo compartilhado
Também chamados sistemas de time-sharing, permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão de tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (ou time-slice). Caso a fatia de tempo não seja suficiente para a conclusão do programa, este é interrompido pelo sistema operacional e substituído no processador por outro, enquanto aguarda uma nova fatia de tempo. O sistema operacional de tempo compartilhado utiliza o escalonamento de CPU e a multi programação para fornecer a cada usuário uma pequena parte de um computador de tempo compartilhado, cada usuário tem pelo menos um programa separado na memória o que dá a impressão de que a máquina está dedicada somente ao seu programa.
d. Tempo real
Este tipo de sistema é implementado de forma bastante semelhante ao de tempo compartilhado. O que caracteriza a diferença entre eles é o tempo exigido no