Tipos de Sistemas Operacionais
O SO possui algumas atribuições, e uma delas é carregar na memória e providenciar a execução dos programas que o usuário solicita. Portanto, mesmo se um programa estiver em execução, o sistema operacional pode continuar trabalhando. Como exemplo, podemos citar o uso do teclado, mouse, impressora, leitor de cd/dvd por diversos programas. O uso desses periféricos externos são realizados pelo sistema operacional, que fica o tempo todo ativo prestando serviços aos programas executados.
Ele também faz um gerenciamento de recursos do PC, para evitar o conflito de programas em execução. Por exemplo, o SO evita que dois programas acessem a mesma área de memória.
2.0 Tipos de Sistemas Operacionais
2.1 Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa
Os Sistemas Monoprogramáveis estão ligados diretamente ao surgimento do computador. Eram voltados tipicamente para a execução de um único programa e para executar qualquer outra aplicação, deveria aguardar o encerramento do programa corrente.
A desvantagem de se usar um sistema deste tipo é a limitação de execução de tarefas, o que provoca um grande desperdício de recursos de hardware.
Comparando os outros sistemas, os monotarefas são de simples implementação, não existindo muita preocupação com problemas de compartilhamento de recursos, como memoria, processador e dispositivos de entrada e saída. Exemplo: MS-DOS
2.2 Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefas
Neste tipo de sistema os recursos computacionais são compartilhados entre diversos usuários e aplicações. Enquanto um programa está em execução ou esperando por um