Tipos de sistemas operacionais
Monousuário
Multiprogramáveis
Múltiplos Processadores
Multiusuário
Batch
Tempo Compartilhado
Tempo Real
Fortemente:
Assimétricos
Simétricos
Multiprocessador
Fracamente:
Vetorial
Paralelo
Rede
Distribuidor
Sistemas Monoprogramáveis
Os primeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa. Os sistemas monoprogramáveis, se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa.
Os sistemas monoprogramáveis estão tipicamente relacionados ao surgimento dos primeiros computadores na década de 1960. Os sistemas monotarefa, se caracterizam por permitir que todos os recursos do sistema fiquem exclusivamente dedicados a uma única tarefa. Neste tipo d e sistema, enquanto um programa aguarda por um evento, o processador permanece ocioso. A memória é subutilizada caso o programa não a preencha totalmente. Comparados a outros sistemas, os sistemas monoprogramáveis ou monotarefa são de simples implementação.
Sistemas Multiprogramáveis
Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa são uma evolução dos sistemas monoprogramáveis.
Neste tipo de sistema, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo. O sistema operacional se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos, de forma ordenada e protegida, entre os diversos programas. As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes ap licações. Os sistemas multiprogramáveis, são de implementação muito mais complexa.