Plano de negócio
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FUSÕES E AQUISIÇÕES
MARINA GALVES BELO
Presidente Prudente – SP
2012
Firmar parcerias. Nunca se usou tanto esta expressão quanto agora, em que as empresas já conseguem enxergar com um pouco mais de nitidez as fissuras causadas em seus alicerces pelo terremoto da crise financeira mundial. É unânime a constatação de que os grandes problemas tornam-se ainda maiores quando se tenta enfrentá-los sem apoio ou auxílio. Conscientes desse fato, as empresas e os empreendedores elegem o trabalho em rede e o estabelecimento de parcerias como pilares fundamentais da racionalização de procedimentos e da gestão eficiente.
As parcerias não são novidade, tampouco “moda” que promete soluções mágicas. Ao contrário: são velhas conhecidas de quem realiza, inova e produz. Seus objetivos essenciais consistem em assegurar ganho de competitividade e reduzir os riscos de perdas e prejuízos, metas alcançadas à medida que a união de forças e de conhecimentos proporciona complementaridade. Desse modo, as parcerias constituem valiosa ferramenta para a intersecção e a interação dos diferentes setores da sociedade. Abaixo algumas das fusões e aquisições que ocorreram no mês de maio de 2012 no Brasil:
• Fusão entre Azul e Trip As companhias aéreas Azul e Trip anunciaram a fusão de suas operações. O novo grupo nasce com receita de 4,2 bilhões de reais e 15% do mercado de aviação comercial no país. O negócio entre as duas companhias não envolve desembolso de dinheiro. Os atuais sócios da Azul vão ficar com 66% do novo holding (terra arrendada) e os 34% restantes ficarão com os acionistas da Trip.
• BTG compra 40% da Leader
O banco BTG Pactual comprou, nesta semana, 40% da rede varejista fluminense Leader. O valor da operação