Tipos de processos - Pontes de Miranda
Escola de Direito. - Curso de Direito.
Período: 3º. Turma: A.
Disciplina: Direito Processual Civil - Tutela de Cognição.
Professora: Luciana Drimel Dias.
Trabalho em dupla, nomes:
Sarah Adriane Corti
Luiz Guilherme dos Santos Ferreira
Responda as seguintes questões:
1. Quais os tipos de processo e de procedimento?
É possível classificar os processos tem três tipos distintos, conforme disposição expressa do Código de Processo Civil: processo de conhecimento, processo de execução e processo cautelar. E como tipos de procedimento: o procedimento comum, que pode ser ordinário ou sumário, e o procedimento especial.
2. Quais as fases processuais?
São 4 as fases processuais:
- postulatória: fase em que o Autor apresenta à petição inicial e o Réu a resposta. Nesta fase prevalecem os atos de requerimentos das partes. - saneamento: Fase em que o Juiz saneia o processo e aprecia os requerimentos de pro vas formulados pelas partes.
- instrutória: fase em que são produzidas as provas.
- decisória: fase em que será prolatada a sentença.
3. Quais os atos processuais em cada fase?
O ato processual é conceituado como toda a manifestação da vontade humana que tem por fim criar, modificar, conservar ou extinguir a relação processual.
Encontra-se dentro da fase postulatória: a-Petição inicial, na qual o autor demanda a tutela jurisdicional do Estado, que causará a instauração do processo, com a convocação do réu e com o pedido de uma providência contra o mesmo, que será objeto do julgamento final da sentença de mérito. b-Citação do réu, através da qual se dá conhecimento ao réu de que foi proposta contra ele determinada ação, chamando-o ao processo. c- Contestação, que consiste na resposta do réu á petição inicial do autor.
Na fase de saneamento: a- Providências preliminares, são medidas que o juiz, eventualmente, deve tomar logo após a resposta do réu, podendo, conforme o caso, no prazo de 10 dias, determinar