funções quimicas
Existem quatro tipos de função inorgânica: óxido, ácido, base e sal. O critério de classificação dessas funções é o tipo de íons que se formam quando ela é dissolvida em água.
Em função da natureza inexistente dos compostos químicos, as funções podem primariamente ser divididas entre funções inorgânicas que são as funções de compostos que não possuem cadeia carbônica, que é a principal característica desses compostos. São divididas em ácidos, bases, sais e óxidos e funções orgânicas que são as relativas aos compostos orgânicos.
Óxidos[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Óxido
Óxidos são compostos binários em que o elemento oxigênio apresenta número de oxidação igual a -2 e é o mais eletronegativo da fórmula tornado-o o mais potente elemento.
As propriedades de um óxido dependem das características esperticunstulares do elemento formador.
Ácidos[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Ácido
Segundo Arrhenius, ácido é toda a substância que libera um íon H+ em água, ou, mais detalhadamente substâncias que em meio aquoso se dissociam, liberando o cátion \ H^{+} e um ânion diferente de \ OH^{-} . A teoria atual de Brønsted-Lowry define como ácido uma substância capaz de receber um par de elétrons. Além disso, a teoria de Arrhenius também foi atualizada:
ácido é toda a substância que libera um íon H+
Bases[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Base
Bases são, segundo Arrhenius, compostos que em meio aquoso se dissociam, liberando como ânion \ OH^{-} e um cátion diferente