conflitos
Por mais que tenha respeito pelos limites alheios e perícia no trato de questões dedominação e controle, todo comunicador competente sabe que o conflito faz parte da vida. Portanto, em vez de fugir do inevitável ele faz o possível para minimizar os danos que os conflitos possam causar a si mesmo, às outras pessoas e ao Universo em geral. Mesmo que você fosse um "iluminado", seria realmente um espanto se conseguisse passar pela vida sem experimentar algum tipo de conflito.
O que queremos dizer com conflitos?
Conflitos costumam ocorrer quando duas pessoas defendem pontos de vistas opostos e ficam o pé naquilo que creem estar certo. Conflitos podem ser experiências internas ou externas, isto é, podemos estar mais ou menos em desacordo, a propósito de um questão qualquer, com nós mesmos ou com outra pessoa ou pessoas. Normalmente o que importa não são os conflitos, mas o modo como lidamos com eles. Como já vimos, eles fazem parte da vida: pássaros, cães, cavalos, pessoas e até pulgas amestradas têm conflitos de vez em quando, diferenças de pontos de vista e objetivos em relação a outras pessoas.
Os benefícios e malefícios do conflito
O lado benéfico dos conflitos
Dado que os conflitos são naturais, podemos deduzir que eles contêm dádivas preciosas. Um conflito saudavelmente expresso clareia o ar, alivia a tensão, e nos ajuda a seguir em frente, a sair em busca de novos recursos e a construir com mais solidez relacionamentos inclusive. Uma árvore açoitada pelo vento cria raízes e galhos mais fortes (mas atenção, vento demais pode tolher o desenvolvimento da árvore e fazer a fruta cair antes de amadurecer).
Por serem em geral desconfortáveis, os conflitos nos obrigam a aprender e crescer. Muitas descobertas súbitas e avanços científicos importantes resultaram de conflitos internacionais. No plano pessoa,