Tipos de poder
Poder legítimo: advindo do cargo formal ocupado pelo líder junto à estrutura da empresa ou ao qual tenha sido designado; em alguns casos, há o poder informal, quando o líder goza de prestígio entre determinados grupos. Poder sobre recompensas: baseado na concessão de prêmios materiais ou sociais, a partir de critérios pessoais e institucionais, estes podem influenciar positivamente o comportamento de indivíduos e grupos; Poder de coerção: provém do controle sobre punições eventuais de comportamentos indesejáveis; Poder de referência: provém das características pessoais que despertam admiração nos outros. Poder de competência: baseado em conhecimentos e nas habilidades valorizadas pelo grupo servindo de modelo.
Traços da Liderança
Traços Físicos: como energia, aparência e postura pessoal. Traços Intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança. Traços Sociais: cooperação, habilidades interpessoais e a habilidade administrativa. Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.
Abordagens da Liderança
Situacional: (Hersery e Blanchard)se baseia na idéia de que o estilo de liderança mais eficaz varia de acordo a maturidade dos subordinados e as características da situação. Transacional: é aquela baseada na autoridade, recompensa e troca entre líderes e seguidores, enquanto ambos acreditarem que isso irá beneficiá-los. O líder transacional é aquele que apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias, dos seguidores. Ele promete recompensas ou ameaças para conseguir que os seguidores (ou subordinados) trabalhem para realizar as metas. Transformacional: A liderança transformadora consiste em estabelecer valores e padrões e criar os meios para guiar os esforços coletivos na direção das metas. As pessoas engajam-se a fim de que tanto líderes ou seguidores elevem um ao outro a níveis mais altos de motivação e moral. Carismática: Carisma significa dom divino, que causa forte