Tipos de poderes
PODER LEGÍTIMO: Em grupos e organizações formais, provavelmente o acesso mais freqüente a uma ou mais das bases de poder seja a posição estrutural de alguém. Isto é chamado de Poder Legítimo. Representa o poder uma pessoa recebe em resultado de sua posição na hierarquia de uma organização.
Posições de autoridades incluem poderes de coerção e de recompensa. O poder legítimo, entretanto, é mais amplo do que o poder para coagir ou recompensar. Especificamente, inclui a aceitação, por membros de uma organização, da autoridade de uma posição. Quando diretores de escolas, presidentes de bancos ou capitães do exército falam (pressupondo que suas diretrizes sejam vistas como estando dentro da autoridade de suas posições), professores, caixas e primeiros-tenentes ouvem e, geralmente concordam.
PODER DE COMPÊTENCIA: É a influência exercida como resultado de especialização, habilidade especial ou conhecimento. A especialização tornou-se uma das mais poderosas fontes de influência à medida que o mundo se tornou mais orientado tecnologicamente. Os empregos tornam-se mais especializados, tornando-nos cada vez mais dependentes de especialistas parar alcançar metas. Portanto enquanto for geralmente reconhecido que médicos tem especialização e portanto poder de competência, a maioria de nós segue o conselho que nosso medico nos dá, também se deveria reconhecer que especialista em computadores, contadores especializados em impostos, engenheiros solares, psicólogos industriais e outros especialistas sejam capazes de deter o poder como resultado de suas especializações.
O líder que tem poder de competência possui certas habilidades ou conhecimentos; as pessoas obedecem porque acreditam nessas habilidades e podem aprender ou obter vantagens dela.
PODER DE REFERÊNCIA: Refere-se em desenvolver a admiração por alguém e um desejo de ser aquela pessoa. Num certo sentido, então, é bastante parecido com carisma. Se você admira alguém ao ponto de modelar seus