tipos de pericia
GENERALIDADES
1 Evolução histórica da segurança e medicina do trabalho no mundo.
O início dos estudos sobre o envolvimento do trabalho com a doença começou a cerca de 250 anos, na Inglaterra, com os estudos de Geora Bauer, sobre a extração de minerais e a fundição de ouro e prata em 1556. Geora Bauer deu destaque a doença que ele chamou de “asma dos mineiros”, provocada por poeiras corrosivas nas minas principalmente de carvão, hoje denominadas silicoses.
Outros trabalhos apareceram na Alemanha e Itália de igual teor, se destacando o livro do médico Bernadino Ramazzini , em 1700, onde se catalogam diversas doenças relacionadas ao trabalho.
Entre 1760 e 1830, na Inglaterra ocorreu o movimento que mudou profundamente a história da humanidade: a Revolução Industrial com o aparecimento da primeira maquina de fiar, os tecelões que faziam o trabalho manualmente não dispunham de recursos para adquirir as máquinas de fiar, aparecendo então a figura do Capitalista, que investiam seu capital na compra das máquinas e contratavam pessoas para trabalhar, surgindo então as primeiras fábricas. Com o crescimento desenfreado do mercado, nas fábricas trabalhavam não só homens , mas mulheres e crianças, sem qualquer preocupação com o estado de saúde, físico ou mental dos trabalhadores.
Como era de se esperar, o numero de acidentes do trabalho era grande, sendo comuns casos de mortes e amputações entre mulheres e crianças. Não havia limites de horários, trabalhavam até a exaustão, muito menos, preocupação com ventilação, iluminação ou ruídos excessivos ou intermitentes.
Tal situação abusiva fez com que o governo aprovasse uma Lei de Proteção dos Trabalhadores: “A Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes” – 1802, que estabeleceu:
§ Limite de 12 horas de trabalho por dia;
§ Proibia o trabalho noturno;
§ Obrigava os empregadores a lavarem as paredes das fábricas pelo menos duas vezes por ano;
§ Manter