Criação Conhec cimento
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Trabalho sobre Criação do Conhecimento
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO
PROFESSOR: MARCLEI B
ALUNOS: Ricardo K
Empresa: Caixa Econômica Federal
A empresa pública Caixa Econômica Federal por ser uma prestadora de serviços, possui como maior capital para gerir as suas atividades o “know-how” dos seus profissionais, por isso ocorre um investimento maciço em artifícios que facilitam a transmissão do conhecimento e também sua criação.
Socialização: Está sempre presente no dia-a-dia através do programa “Mensageiro Caixa”, no qual possibilita um bate-papo informal entre seus colaboradores resultando assim em uma troca de conhecimento tácito entre eles.
Quando um funcionário novo chega à empresa ele recebe um ensinamento, em curto prazo, através de um grupo préviamente montado que tem a função de transmitir o conhecimento “mestre-aprendiz”.
Audio-conferências também são realizadas em reuniões com gerentes de todo o Brasil, transmitidno conhecimento tácito para tácito.
Externalização: É encontrada na Intranet, espaço disponibilizado aos funcionários, para colocarem suas idéias, informações, agilizar procedimentos dentro da empresa em âmbito nacional.
Internalização: A CEF oferece aos funcionários a Universidade Caixa, que tem o propósito de identificar e prover os recursos necessários ao desenvolvimento do corpo de empregados, nela, os funcionários captam conhecimentos através da internet, e internalizam, colocando em prova o aprendido de tempos em tempos. A intranet também pode ser considerada uma internalização também, já que outros colaboradores da empresa podem acessar dados explícitos nela.
Existem também a Caixa Postal, informações, notícias enviadas diretamente da Gerência de Brasilia para todos os funcionários da empresa via e-mail.
Outro tipo de internalização são os manuais normativos, que indicam as obrigações e direitos dos funcionários em relação a empresa.