Decoração
Decoradores de interiores são profissionais que identificam, pesquisam e buscam resolver com criatividade problemas relacionados à função, à qualidade e à estética do ambiente. Criam, planejam e executam projetos que envolvem elementos artísticos e funcionais. Sugerem a ordenação do espaço, as cores a serem usadas, o tipo e a localização de móveis, aparelhos, equipamentos e objetos de adorno, levando em conta o tipo de ambiente e os desejos do contratante. Seja para residências, escritórios, lojas, estabelecimentos comerciais , eventos ou festas.
Além do aperfeiçoamento estético, buscam criar estilos próprios, possibilitando as pessoas maior conforto e aproveitamento do espaço.
Decoração de interiores é a soma de conhecimentos da arte e da ciência, orientados através de princípios psicológicos, com sentido único de contribuir concretamente para o bem estar pessoal e coletivo, em trabalho e repouso.
O decorador de interiores tem como função, conversar com o cliente para conhecer suas preferências, necessidades e possibilidades de gastos, estudar o ambiente, elaborar o projeto de decoração e transforma-lo em desenhos, pesquisar materiais e preços, submeter programação, projeto e materiais à aprovação do cliente, providenciar e supervisionar a compra de materiais e a execução dos serviços, comparecer a feiras e exposições de fornecedores de móveis e materiais de decoração para manter-se atualizado em relação aos lançamentos. Pois, decorar não é somente dispor móveis ou escolher novas cores, é também faze-lo dentro de um senso artístico com base nas exigências econômicas, sociais, psicológicas e estéticas, o projeto de trabalho do decorador de interiores parte basicamente dos itens que seguirão.
1. EXIGÊNCIAS ECONÔMICAS :
Antes de começar a decoração de um ambiente, devemos ter um plano inicial evitando comprar desordenadamente tudo que nos agrada, para que depois não fiquemos com a casa transformada em museu, sem lugar para