tipos de palco
• Palco italiano - onde os espectadores assistem à representação pela frente. Este palco tem uma cortina que é fechada para mudança de cenários, tempo ou final da apresentação. Esse tipo de palco é separado da plateia pelo fosso da orquestra. • Palco de arena -Círculo situado no centro da plateia que o público se senta em arquibancadas ao redor. Os teatros de arena são maiores e o público apresenta uma relação mais estreita. Esse tipo de palco permite cenários limitados. • Palco semi -arena - constituído por uma plataforma que avança pela plateia. Este tipo de palco aproxima o espectador do ator. Como a plateia circula parcialmente o palco, o cenário deve conter menos elementos. Em geral não há cortinas. • Anfiteatro -recinto com arquibancadas ou filas de assentos em semi -círculo, tendo ao centro um estrado onde se fazem representações. Podemos dizer então que são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto.
• Teatro de alumínio - Pavilhão de forma retangular que serve de espeço teatral*. É desmontável, formado por placas com estrutura de madeira e revestimento metálico. Assim podemos dizer que é um tipo de palco transportável e que se monta e desmonta facilmente.
*Espaço total –Espaço livre, sem divisão fixa entre palco e plateia onde cada montagem determina onde ficam os espectadores e os atores, que até podem ficar misturados.
• Sub palco - são espaços situados por baixo do palco e possui várias maquinarias para facilitar as mudanças de cenário e produzir efeitos de cena tais como uma subida rápida ou lenta de algo ou até criar um deslizamento