APOSTILA DE TEATRO
Atuar, participar de um grupo teatral, montar um espetáculo, alguns dos sonhos de todo amante das artes cênicas. Porém, antes de aventurar por esse mundo, é necessário conhecer um pouco mais sobre o teatro. Antes da prática, vem sempre a teoria. E para que possamos desenvolver com maestria a arte de atuar, vamos conhecer melhor, um pouco do universo teatral. O que é Teatro?
Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o local onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
No Teatro, uma história e seu contexto se fazem reais e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de atores em um palco, para um público de espectadores. Engloba todas as outras artes podendo utilizar a música como trilha sonora, a dança como expressão corporal, as artes plásticas como cenário, etc.
O teatro só pode acontecer quando há a união de 3 elementos indispensáveis: ator, personagem e espectador. Se um deles não estiver presente, não há teatro. Todos os outros componentes são opcionais.
Importância
O Teatro tem importância fundamental no desenvolvimento do ser humano. Além de ser uma arte milenar é a forma mais clássica de trabalhar a comunicação. Traz desenvoltura, trabalha a expressão e também o uso do discurso, além do “uso das máscaras”, para lidar com diversas situações e saber se impor diante delas, explorá-las no dia a dia.
Um contato mais próximo com o palco trabalha o ser como um todo. O teatro molda, a partir que se começa a ter contato com os textos, que precisam ser ditos (expressados) e com os trabalhos repetitivos consegue se desenvolver mais a oralidade, o que melhora a comunicação na
sala