Apostila de teatro
A origem e a técnica do teatro escolar.
Origem do Teatro
O Teatro nasceu do instinto de imitação, é uma arte tão antiga como a humanidade e teve seu maior impulso a partir da exaltação aos deuses. No principio eram festividades que aos poucos foram sendo aperfeiçoadas chegando a seu atual estágio.
Não é uma invenção grega, espalhada pelo resto do mundo. Antes mesmo do florescimento do teatro grego, a civilização egípcia tinha no teatro uma das expressões de sua cultura. Eram representações de origem religiosa, destinadas a exaltar as principais divindades, principalmente Osíris e Isis.
Foi no Egito que o Teatro teve seu florescimento graças à genialidade dos dramaturgos gregos. Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Para o mundo ocidental a Grécia é considerada o berço do teatro, ainda que a procedência seja o Egito.
O Teatro grego teve grande impulso quando um autor e ator chamado Téspis, começou a percorrer as cidades com uma carroça que fazia o papel de um palco. Foi o primeiro a romper com as tradições da declamação dos coros, apresentando papéis destacados, como o protagonista.
Para animar o Teatro foram instituídos os concursos de Tragédias, por Pisistrato em Atenas, e Téspis foi o vencedor do primeiro, no ano de 534 a.C.
Considerações Gerais
Ser artista: todos somos artistas, a única diferença é que uns dizem que são e outros não. Durante um dia quantos papéis representamos?
Medo do público: não existe uma fórmula mágica que resolva, o que existe é um trabalho e algumas técnicas que ajudam a controlar esse medo. Ao enfrentar um público esteja certo que se preparou da melhor maneira possível, o resto é criatividade e imaginação.
Teatro arte coletiva: em teatro todos são importantes, todos dependem de todos para atingir o objetivo geral que é a comunicação com a platéia.
O teatro amador: (cursos) – somente será bem sucedido se for feito com prazer. È muito importante que você esteja de bem com