Tipos de Organização
De acordo com os autores clássicos e neoclássicos, existem três tipos de organização. São elas:
1. Linear;
2. Funcional e,
3. Linha-staff.
– Características da “Organização Linear”
Possui uma estrutura bem simples;
Faz uso do “Princípio Escalar”;
Apresenta um formato piramidal;
Utiliza o “Princípio da unidade de comando”.
Figura 1 – Formato de uma organização linear.
Pode-se notar na figura 1, que cada administrador, seja ele, o administrador de produção, o de vendas ou o de finanças, entre outros que talvez façam parte da equipe administrativa, são responsáveis em transmitir as ordens que eles recebem dos gestores que estão acima deles aos seus subordinados.
Nota-se que cada subordinado responderá apenas a um único superior (princípio da unidade de comando), além disso, a comunicação entre cada parte ou função é realizada exclusivamente através das linhas apresentadas no organograma institucional.
No topo da pirâmide existe uma administração institucional (autoridade máxima) que é responsável pelas tomadas de decisões e pelo controle geral da empresa.
A forma de pirâmide se dá pelo fato de que à medida que se sobe na cadeia hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos. Assim, quanto maior o nível que a pessoa ocupa dentro da pirâmide, maior é a centralização do poder em suas mãos e a administração se torna mais generalizada. Mas, à medida que se diminui o nível hierárquico, ocorre uma visão mais limitada, voltada totalmente para a função que deverá ser desempenhada e consequentemente isso levará a especialização do trabalho. Qualidades da “Organização Linear”
A organização linear apresenta uma forma de fácil entendimento na administração, além de descrever de maneira evidente e precisa as obrigações de cada área e função.
A atuação constante da unidade de comado faz com que a organização linear apresente certo grau de estabilidade, já que a mesma requer obediência e impõem ordens. Diante disso, se