Tipo de organização
De acordo com Hall (1993), os esquemas de classificação destinam-se a indicar uma diferença significativa entre os tipos ou classes identificados.
Para Chiavenato (2000) não existem duas organizações iguais, elas são diferentes entre si e apresentam enorme variabilidade. Entretanto apresentam características que permitem classificá-las em classes ou tipos. A classificação permite uma analise comparativa das organizações através de uma característica comum ou de uma variável predominante.
Para a classificação da tipologia organizacional desta agência do Banco do Brasil será adotada a terminologia burocrática / mecanista. As empresas caracterizadas dets forma se caracterizam por ter e seguir normas e procedimentos uma clara hierarquia de autoridade e um processo decisório centralizado no topo da organização.
Oganização Burocrática mecanista:
De acordo com Mintzberg (1945),"as organizações que inicialmente se apoiaram na formalização do comportamento para alcançar coordenação geralmente são referidas como burocracias".
A palavra burocracia é derivada da palavra francesa bureal significa escrivaninha ou escritório. Ela assume os significados mais complexos e mais profundos com os trabalhos de Max Weber.
Max Weber (1982) deu destaque a seis características gerais da burocracia: normas e procedimentos descritos e padronizados, a especialização e qualificação técnica, clara divisão do trabalho, linha hierárquica bem definida,processo formal de comunicação escrita e a separação de cargo das pessoas.
Para Mintzber (1995), a estrutura é burocrática na proporção em que seu comportamento seja pré-determinado ou previsível.
Descrição da estrutura organizacional e organograma
Conforme Araújo (2007) a estruturação é a forma sistematizada de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo determinado critério, objetivando melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.
Ainda conforme o autor, os objetivos