Tipos de organização
Alunos:
RESUMO:
Modelo de organização ou modelo de estrutura organizacional é o produto das decisões sobre a divisão do trabalho, o sistema de autoridade e o sistema de comunicações. Os modelos são diferentes em cada empresa, mas possuem similaridades que nos permite agrupa-las em modelos.
O modelo é uma solução estável, porém dinâmica, que deve atender todas situações que variam de acordo com cada momento, por isso é importante um administrador conhecer as principais características e as varias situações que os influenciam.
MODELOS DE ORGANIZAÇÃO
Para muitos autores, há duas categorias ou modelos principais. O primeiro é chamado de Mecanicista que é mais semelhante com a organização burocrática e o segundo de Orgânico que afasta-se da organização burocrática. Essa ideia foi discutida por diversos autores.
Gouldner: sugeriu que o “grau de burocratização” de uma estrutura poderia ser avaliado pela intensidade da regulamentação, ou seja, pelo grau de burocratização. Para este autor, quanto mais burocracia na organização menor a autonomia para as pessoas.
Burns e Stalker: através de seus estudos concluíram que quando uma empresa muda de ramo de atividade, saindo de seu mercado estável para um mercado mais dinâmico é precisam mudar também suas estruturas deixando de lado sua estrutura mecanicista, altamente burocratizada com estrutura rígida, e aplicar uma estrutura orgânica, bem menos burocratizada e flexível.
Likert: classificou as empresas em 4 modelos, numa escala de 1 a 4 do sistema. Quanto mais próxima do sistema 1 mais semelhante a burocrática ou mecanicista, quanto mais próxima do sistema 4 mais semelhante a orgânica.
As pesquisas destes autores estabeleceram o padrão de análise que permite classificar as organizações como mais próximas dos dois modelos extremos de uma escala dentro da qual as organizações específicas podem ser posicionadas e classificadas, o modelo mecanicista (mais burocratizado) ou o modelo orgânico