Tipos de Layout Defini oes Capitulo IV
Gargalos são os processos ou equipamentos que limitam a capacidade de produção.
Explicação da relação entre a capacidade do gargalo e a capacidade da empresa é que a capacidade de produção da empresa depende da identificação dos gargalos e de sua mensuração. Layout por processo funcional: Layout onde todos os processos e equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área e também operações ou montagens semelhantes são agrupadas na mesma área, e o material se desloca buscando os diferentes processos. É flexível para atender a mudanças de mercado, atendendo a produtos diversificados em quantidades variáveis ao longo do tempo. Apresenta um fluxo longo dentro da fábrica, adequado a produções diversificadas em pequenas e médias quantidades.
Layout em Linha e o Layout onde as máquinas ou estações de trabalho são colocadas de acordo com a seqüência de operações e são executadas de acordo com a seqüência estabelecida sem caminhos alternativos, e o material percorre um caminho previamente determinado no processo. Indicado para a produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade. Requer alto investimento em máquinas e pode apresentar problemas com relação à qualidade dos produtos, além de gerar monotonia e estresse para os operadores.
Layout celular É o layout onde se arranja em um só local – a célula – máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro, e o material se desloca dentro da célula buscando os processos. É o layout que garante maior flexibilidade quanto ao tamanho dos lotes por produto, o que permite elevado nível de qualidade e produtividade, apesar de ser específico para uma família de produtos. Diminui o transporte de material e estoques.
Layout por posição fixa É o layout onde o material permanece fixo em uma determinada posição e as máquinas se deslocam até o local executando as operações necessárias.
Recomendado para um produto único, em