rec psicologia
Para recrutar e selecionar pessoas é preciso definir o que é recrutamento e o que é seleção, já que são dois eventos distintos e que, normalmente são considerados como a mesma situação, e de apropriada maneira não é tão simples assim, sendo pertinente ressaltar que a ação, de recrutar e selecionar pessoas tem tudo a ver com talentos/empreendedores/planejamento estratégico, pois é exatamente neste método que os processos se distinguem. Assim sendo, recrutar profissionais é procurar no mercado, candidatos com qualificação ou com potencialidades para ocupar uma vaga em aberto, para a efetivação de um processo seletivo, enquanto que selecionar é a apreciação dos candidatos e a seleção dos que oferecem as perfeitas condições, dentro do perfil e das competências determinadas para ocupar a vaga.
A seleção pode ser feita através de dinâmica, de entrevista ou de uma combinação dos dois. As dinâmicas têm por objetivo observar características subjetivas dos candidatos, como capacidade comunicativa, tomada de decisão, gestão de conflitos, relacionamento interpessoal capacidade para trabalhar em equipe e pro-atividade e a entrevista em obter informações relevantes sobre o candidato. Tanto na dinâmica como na entrevista, as perguntas feitas durante o processo devem ser cuidadosamente elaboradas para não causar nenhum tipo de constrangimento ou aumentar a defesa do candidato.
O conhecimento mais aprofundado sobre o candidato é de muita importância para a organização, pois esta necessita de um profissional competente e comprometido para exercer o cargo disponível.
Desta maneira, não deve observar apenas a resposta verbal do candidato, visto que ele fala mais através de sua expressão corporal, seus olhares e entonação de voz Devendo estar o entrevistador atento a essas nuances, sem se preocupar em demasia com o que o candidato fala, anotando apenas o essencial.
2. Pesquise e de