Tipos de dificuldades de aprendizagem
Se tratando dos tipos de dificuldades de aprendizagem podemos citar vários, pois nos deparamos em sala de aula com alunos com diferentes capacidades de conhecimentos e cultura. Tem alunos que apresentam algum transtorno de aprendizagem necessitam de atividades diversificadas e mais tempo para construir seu conhecimento.
Entre os tipos de dificuldade de aprendizagem podemos citar:
Dificuldade de leitura ou dislexia;
Dificuldade da expressão escrita ou disortografia;
Dificuldade da matemática ou discalculia.
2º capítulo – A dislexia
A dislexia é um transtorno genético e hereditário podendo também ser causada pela produção exagerada de testosterona pela mãe durante a gestação, o que justifica que se repita nas mesmas famílias.
A dislexia normalmente é detectada a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Seu problema torna-se bastante evidente quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso. A criança disléxica possui inteligência normal ou muitas vezes acima da média. A dificuldade consiste muitas vezes em não conseguir identificar símbolos gráficos( letras e números) tendo como consequência disso a dificuldade na leitura e escrita.
. Características:
Confusão de letras sílabas ou palavras que se parecem graficamente: a-o, m-n.
Inversão de letras com a grafia semelhante: b-p, d-b, n-u.
Inversão de sílabas: em-me, pra-par.
Ao ler pula linha ou volta para a anterior.
Soletração defeituosa: lê palavra por palavra, sílaba por sílaba.
Possui dificuldades em lembrar sequências: letras do alfabeto, dias da semana.
Afeta mais meninos que meninas
A criança disléxica geralmente demonstra insegurança e baixa autoestima, sentindo-se triste e culpado. Recusam-se a realizar atividades com medo de mostrar os erros e repetir o fracasso, sendo assim ele cria um perfil vinculado negativo a respeito da aprendizagem, podendo até mesmo apresentar em sala de