tipos de diagnosticos
3.1 Conceito: Diagnóstico é o conhecimento, o retrato vivo que pode ser feito de uma pessoa, de uma instituição ou de uma comunidade.
3.2 Tipos de diagnóstico em saúde:- Diagnóstico demográfico: Estuda as características de uma comunidade em relação ao número de pessoas que nascem, vivem, migram e morrem, na sua distribuição por sexo, faixa etária e localização. > Faixa etária: quer dizer um intervalode idade que existe num determinado grupo de pessoas.> Sexo: É o conhecimento do número de pessoas da comunidade quanto ao sexo masculino e feminino > Migração: Significa a movimentação das pessoas que entram e saem da comunidade, determinando a variação no número de pessoas, hábitos e costumes e o aparecimento de doenças.
- Diagnóstico Sócio- Econômico: De que modo as pessoas vivem? Quais são seus costumes, crenças e valores? Qual a sua relação com o meio ambiente? > Moradia: tipo de casa, saneamento ( esgoto, água,lixo, fossa). Problemas que podem afetar a saúde e pode levar doenças para outros lugares. > Atividade econômica: Trabalho e sustentação das pessoas. Sem dinheiro a qualidade de vida piora. > Escolaridade: Se as pessoas são alfabetizadas. > Comunicação: Rádio, serviço de correio, telefone, ou seja artifícios que ajudam na comunicação da comunidade para acesso às informações. > Recursos Sociais: igrejas, escolas, comércio, associações de moradores, creches, praças, campo de futebol, quadra, terreiro de macumba, rezadeiras, etc.Transporte: carros, carroça, bicicleta, cavalo, moto, etc.
- Diagnóstico Sócio-Ambiental: Tudo que faz parte da natureza e que, direta ou indiretamente, pode influenciar o modo de viver das pessoas. O meio ambiente é composto por água, ar, terra e o clima. Se conhecermos o meio ambiente promoveremos a sua preservação, caso contrário causaremos danos a nossa saúde. O que