Resumo - processo diagnóstico do tipo compreensivo
O diagnostico de um processo é o resultado do estudo dos elementos de um caso, é feito com base em uma teoria e é a teoria que vai determinar a forma como o processo será estruturado, os principais tipos são: Processo comportamental, Processo psicrométrico, Processo psicanalítico, Processo baseado no modelo medico, Processo compreensivo, entre outros.
O foco do texto é mostrar os fatores que estruturam o processo compreensivo. A ideia desse processo é abranger todos os fatores que envolvem o caso para poder encontrar um sentido nas informações disponíveis, e conhecer como que o individuo lida com os fatores emocionais. O processo inclui partes de outros processos justamente para facilitar a compreensão do individuo como um todo.
Um dos principais fatores que estruturam o processo é a importância que o profissional da para a compreensão da queixa e seus conteúdos inconscientes. O psicólogo tem como objetivo esclarecer a origem das perturbações da personalidade.
A estrutura do processo requer que o profissional se familiarize com o modelo psicanalítico, porque o processo utiliza instrumentos como as entrevistas livres que tem ênfase no processo psicanalítico. O profissional deve estar apto a identificar e saber lidar com os fenômenos inconscientes, as transferência e contratransferência que ocorrem durante o processo.
Para estruturar um diagnostico psicológico do tipo compreensivo deve realizar um levantamento detalhado dos aspectos da personalidade do paciente, do ambiente familiar e social, de todos os aspectos que nos leve aos dados e informações que ajudam a esclarecer a busca pelo atendimento.
O profissional deve realizar uma analise globalizada, considerando cada elemento como parte de uma totalidade no qual ele tem um sentido.
Interessa principalmente as estruturas psicopatológicas e as disfunções da personalidade. O profissional deve discernir os aspectos principais de um caso, embora leve em