Tipos de derrames basálticos
De acordo com Macdonald (1953) os derrames basálticos podem ser distinguidos, com base nas feições de superfície e estruturas, em: pahoehoe, ‘a‘a e lava em bloco.
Derrames pahoehoe (Fig. 6) são identificados por suas superfícies lisas, onduladas ou em corda e por uma estruturação interna dividida em crosta superior, núcleo e crosta inferior (Macdonald, 1953; Aubele et al., 1988). A dinâmica dos fluxos pahoehoe envolve inicialmente um avanço na forma de lobos com pequena espessura, onde a crosta superior é rapidamente formada, podendo ser posteriormente inflado se a superfície de base possuir baixa inclinação (Hon et al. 1994).
Figura 6- Fluxo pahoehoe com superfície em corda (fonte: USGS)
Os derrames ´a´a (Fig. 7) são caracterizados por topo e base escoreáceos, vesículas alongadas e por reentrâncias das zonas escoriáceas na porção central maciça em função do avanço do derrame (Macdonald, 1953; Kilburn, 1990) (Fig. 8, b). Derrames deste tipo são formados quando a lava é transportada em canais abertos, em geral associada a altas taxas de erupção (Macdonald, 1953; Pinkerton & Sparks, 1976; Rowland & Walker, 1990).
Figura 7 – Derrame ‘a’a, Havaí (fonte: USGS)
A figura 8 destaca as principais estruturas dos fluxos pahoehoe (a) e 'a'a (b), e evidencia o contraste entre estes tipos de fluxos.
Figura 8 - Estruturas principais e morfologia dos derrames: (a) Pahoehoe; (b) ’a’a (Modificado de Lockwood & Lipman, 1980).
Lavas em bloco possuem uma porção superior formada por fragmentos angulosos que apresentam superfícies lisas e dimensões regulares, sendo os fragmentos freqüentemente poliedrais (Macdonald, 1953). Lavas em bloco são geralmente formadas por magmas com maior viscosidade, de composição andesítica, dacítica ou riolítica (Schmimcke, 2004).
Lavas Ácidas
Lavas ácidas avançam na forma de fluxos laminares. Muitas das texturas e estruturas internas preservadas em fluxos de lava, como faixas de