Geologia itaipu
Este trabalho descreve um pouco sobre a usina de Itaipu, suas datas, suas construções e também sobre sua capacidade geradora de energia. Aprofundamos-nos um pouco mais em procurar entender sobre a Geologia do projeto, quais as dificuldades que tiveram como, por exemplo, a quantidade de concreto utilizado só para corrigir os blocos de solos mais fracos encontrados abaixo da usina.
Procuramos entender de fato como funciona todo o aspecto geológico do projeto, quais as dificuldades e obstáculos que tais projetistas e construtores precisaram superar para ter sucesso em um projeto grandioso como esse
Esta usina é uma grandiosidade da engenharia construída a partir de um acordo entre Brasil e Paraguai, sendo um projeto binacional, está localizada no rio Paraná, sendo um dos maiores rios do mundo.
USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
Está grandiosidade da engenharia possui uma capacidade instalada de 14.000 MW, distribuída em 20 unidades geradoras de 700MW cada, com isso Itaipu é a maior usina hidrelétrica em operação no mundo, em termos de geração de energia chega a ser maior até que a usina Três Gargantas localizada na China. Itaipu está localizada no Rio Paraná, no trecho formando a fronteira entre Brasil e Paraguai, 14 km a montante da ponte internacional que liga a cidade brasileira de Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Ciudad Del Este.
Trinta e cinco anos depois de sua inauguração, Itaipu é um símbolo da engenhosidade e capacidade realizadora de brasileiros e paraguaios.
O rio Paraná é um dos maiores rios do mundo, sendo que sua bacia abrange aproximadamente 3.000.000 km².
As obras do projeto começaram em 1975, um ano depois após a criação da Itaipu Binacional. No auge dos trabalhos de construção, cerca de 40.000 pessoas estavam envolvidos no projeto.
GEOLOGIA DA ÁREA DO PROJETO
A área do projeto Itaipu e o reservatório são formadas de grandes derrames basáltico da bacia superior do Paraná, pertencendo à formação