PONTES DE CONCRETO
A revolução industrial fez com que as técnicas de armazenagem de água passassem por uma modernização, tanto para atender as máquinas a vapor, como para atender os interesses do consumo humano, consequência das migrações do homem do campo para a cidade.
Desde então nem só para consumo humano uma barragem se faz necessário; os mais diversos processos de produção fizeram com que a indústria utilizassem as barragens não só como geratriz, mas como local para armazenamento de resíduos da linha de produção.
As barragens são feitas para armazenar a maior quantidade de água possível, seja pluvial ou até mesmo fluvial. As duas principais finalidades de uma barragem são para abastecimento de água em áreas residenciais, industriais, agrícolas, e para geração de energia elétrica ( nas chamadas usinas hidroelétricas – ex.: Itaipu, Paulo Afonso, Tucuruí). Atualmente há também a concepção para aproveitar o potencial da região alagada para desenvolver a pesca (piscicultura) nas comunidades ribeirinhas e até mesmo como turismo e esporte.
Existem dois tipos de barragens: barragens de concreto e barragens de terra.
Neste trabalho, o enfoque será nas barragens de concreto.
2 – FINALIDADES DA BARRAGEM
As barragens são feitas para armazenar a maior quantidade de água possível, seja pluvial ou até mesmo fluvial. As duas principais finalidades de uma barragem são para abastecimento de água em áreas residenciais, industriais, agrícolas, e para geração de energia elétrica (nas chamadas usinas hidroelétricas – ex.: Itaipu,