Relatório sobre Conservação do Momento Linear
Instituto de Física
Laboratório de Física I
Conservação do Momento Linear
Alunos:
Curso: Engenharia Civil - Turma: B
Professor: Giovanni Piacente
Goiânia, 03 de dezembro de 2014
1-Introdução
Quando falamos em momento linear ou quantidade de movimento estamos nos referindo a uma grandeza física extremamente importante em diversos conceitos físicos, que são de suma importância para desenvolvimentos práticos e teóricos. Como por exemplo, na colisão, temos um resultado físico que facilita os estudos sobre tais fenômenos físicos. Tal resultado diz que o se as resultantes das forças externas que atuam sobre um sistema for nula, o momento total deste sistema se conserva.
Uma definição física de momento linear é: o momento linear, ou simplesmente momento, de uma partícula é definido como o produto de sua massa pela sua velocidade.
2-Teoria da conservação de energia
Define-se como momento linear de um corpo (p), o produto da velocidade pela massa do mesmo:
Colisões são divididas em elásticas e inelásticas. Em colisões elásticas, tanto a energia cinética quanto o momento linear se conservam, enquanto em colisões inelásticas, apenas o momento linear do sistema é conservado.
No experimento em questão, podemos considerar que as forças externas que atuam no sistema são desprezíveis, logo, o momento linear do sistema é constante.
3-Objetivo
O objetivo do experimento é confirmar a lei da conservação do momento linear, conferindo se a igualdade da equação ocorre na prática, e, caso a resposta seja negativa, discorrer sobre os motivos de tal desvio.
4-Parte Experimental
4.1 – Materiais Utilizados
Duas esferas de massas e dimensões distintas
Um trilho curvo
Prumo
Folhas de papel em branco
Folhas de papel carbono
Trena
Régua
Fita adesiva
Balança de precisão
4.2 –