Maias, Incas e Astecas
Maias:
A sociedade maia era organizada em clãs familiares fechados. O termo ninja, ou “casa grande”, designava os patrilinajens agrupados em torno de um grande senhor. Ele servia para denominar o edifício principal onde moravam os líderes dos clãs.
OS Maias parecem ter tido um governo descentralizado, o halach ainic ( homem verdadeiro) era o chefe político supremo
A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
Desenvolveram a escrita hieroglífica, trabalhavam a cerâmica que era variada e de excepcional qualidade. Na arquitetura, construíram pirâmides e sepulcros, além de serem grandes conhecedores da Matemática e da Astronomia. Incas:
A sociedade inca era dominada pelo imperador, considerado um Deus por seus suditos. Os seus parentes assumiam as funções de chefes militares e líderes religiosos. Artesãos e camponeses formavam a camada menos favorecida da sociedade.
A organização do seu governo imperial ocorreu a partir de uma série de vitórias militares que “intimidava” os outros povos. O imperador inca era considerado um descendente do sol. Abaixo do imperador, estavam os sacerdotes, chefes militares, juízes, governadores provinciais e sábios.
Todos os níveis da sociedade deveriam pagar tributos ao imperador inca. Não usavam moedas, eles faziam trocas ou escambos. E até o trabalho era remunerado com mercadorias e comida. A agricultura era sua principal atividade econômica. A caça também tinha seu espaço dentro da economia dos incas.
Entre suas realizações culturais estão: a arquitetura, a construção de estradas, pontes e engenhosos sistemas de irrigação.
Astecas:
A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos