relatorio de fisica
A conservação do Momento Linear
Uberlândia 2014
RESUMO
Esse experimento aborda temas que muitas vezes são citados pelo professor no ensino médio, profundamente explicados com experimentos práticos. Já o momento de inércia é introduzido somente na Universidade. Para compreensão dos temas abordados nesses experimentos relatados durante o desenvolvimento do trabalho faz-se necessário um razoável conhecimento de grandezas importantes da física, como momento de inercia, centro de massa e as relações entre eles no movimento de um sistema fechado.
No transcorrer do relatório serão explicados, sucintamente, os conceitos necessários ao entendimento da experiência como um todo. Logo após, será discutida em si as experiências feitas. E seguidamente há a conclusão a respeito das observações e discussões a respeito.
OBJETIVO
Verificar se o momento linear total de um sistema se conserva durante as colisões e a energia mecânica
TEORIA
Todo corpo que possui uma massa m e uma velocidade v possui momento linear. O momento linear, também chamado de Quantidade Movimento, é uma grandeza vetorial, de mesma direção e mesmo sentido do vetor velocidade. A unidade de medida do momento linear é 1 kg*(m/s)
Se a resultante das forças exteriores que atuam sobre um sistema é nula, o momento linear do sistema permanece constante.
A conservação do momento linear está dividida em quatro tópicos: Impulso e momento linear, momento linear de um sistema de partículas, conservação do momento linear e Colisões
Para acontecer a conservação do momento linear é necessário que a resultante das forças externas que atuam no sistema seja nula, ou seja apenas ocorreram forças internas.
PARTE EXPERIMENTAL
Abandonando-se a esfera , de massa m , de uma determinada posição sobre o trilho, ela chega horizontalmente no final da rampa com uma velocidade u imediatamente antes da colisão com o bloco , de massa M. Se o