Industria de vidro com utilização de material reciclavel
INDÚSTRIA DE VIDRO E PRODUTOS ASSOCIADOS (com utilização de material reciclável)
Produtos: Copos, Taças, jarras etc...
Introdução
A intenção primordial dessa indústria de vidro, é que no mínimo 50% da produção seja produzida com utilização de matéria reciclada na própria indústria. Deste modo a empresa se apropria de inúmeras vantagens, em relação às indústrias do mesmo ramo que não utilizam o potencial reciclável do produto em questão, além de se enquadrar no conceito de sustentabilidade, o que faz a empresa se destacar, no comprometimento com o futuro.
Potencial reciclável
Segundo Pesquisas, o Brasil produz aproximadamente 800.000 toneladas de embalagens e utensílios de vidro anualmente. Mas apenas 27,6% (220,8 mil toneladas) são recicladas.
Deste montante, 5% são gerados por engarrafadores de bebidas, 10% por sucateiros e 0,6% oriundo de coletas promovidas pelas vidrarias. O restante, 12%, provém de refugos de vidro gerados nas fábricas. Dos outros 72,4%, parte é descartada, parte é reutilizada domesticamente e parte é retornável.
Vidros recicláveis: Embalagens, Garrafas de vários formatos, Copos, Vidros planos, Potes e etc.
Vidros não recicláveis: Espelhos, Lâmpadas, Cerâmica, Porcelana, e Tubos de TV.
Características de produção
Toda produção de vidro resume-se essencialmente a reunir materiais básicos baratos com pequenas quantidades de aditivos, convertendo-os a um produto extremamente refinado. A maior parte do custo desse produto final está na instalação necessária.
São basicamente compostos por areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. A sílica, matéria prima essencial, apresenta-se sob a forma de areia; de pedra cinzenta; e encontra-se no leito dos rios e das pedreiras.
Esse tipo de indústria necessita principalmente de fornos com capacidade de fusão e máquinas de prensado, sopro e prensado soprado, de forma que proporcione elevada capacidade produção e grande variedade no processo de moldação