biologia
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.
Curiosidades:
O tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há porém, muita variação da informação . Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados.
Papel
Tempo de decomposição: de 3 a 6 meses
Como reciclar: Há duas grandes fontes de papel a se reciclar: as para pré-consumo (recolhidas pelas próprias fábricas antes que o material passe ao mercado consumidor) e as para pós-consumo (geralmente recolhidas por catadores de ruas). De um modo geral, o papel reciclado utiliza os dois tipos na sua composição, e tem a cor creme.A aceitação do papel reciclado é crescente, especialmente no mercado corporativo. O papel reciclado tem um apelo ecológico, o que faz com que alcance um preço até maior que o material não reciclado.
Vantagens de reciclar: As principais vantagens do papel reciclado na perspectiva do envolvimento natural são:
Diminuição da necessidade de recursos naturais, que aliviará a pressão que existe sobre as massas florestais, permitindo a sua exploração mais racional. Isto favorecerá o aumento do coberto vegetal do Planeta, contribuindo para absorver o CO2 produzido pelos consumos energéticos.
Poupança de 62,5% no consumo de energia primária, ao reutilizar as fibras celulósicas, evitando o emprego de dispendiosos processos químicos ou mecânicos para a sua obtenção.
Poupança de 86% na utilização de água para o fabrico de papel.
Diminuição global de 92% nos níveis de contaminação de água, atmosfera e elementos sólidos.
Diminuição do crescimento das lixeiras, ao evitar a acumulação dos materiais sólidos e recuperar a fibra celulósica. Nas