Relatorio momento linear dica
TEMA: CONSERVAÇÃO NO MOMENTO LINEAR
DADOS PARA O RELATÓRIO E PARA APRESENTAÇÃO NO POWER POINT.
Obs: O relatório deve ser no mesmo formato dos anteriores dados em aula.
1) OBSERVAÇÃO DO FENÔMENO (INTRODUÇÃO E CONCEITO );
2) RETIRAR DA OBSERVAÇÃO AS INFORMAÇÕES NA FORMA DADOS ( FORMULAS ) E EXPLICA-LAS;
3) EXPLICACAÇÃO PARA O FENÔMENO SE BASEANDO NOS CONCEITOS E FORMULAS;
4) COMPROVAR A EXPLICAÇÃO ATRAVÉS DE EXPERIMENTO;
5) CONCLUSÃO.
1) CONCEITO: ( no Power Point resumi no máximo em três frases a definição,e, explicaremos o resto conforme abaixo)
Sugestão:
Se a resultante das forças externas que atuam sobre um sistema for nula, o momento total (p) deste sistema se conserva, a esta propriedade denominamos de Conservação do Momento Linear.
A partir daqui explicamos o fenômeno:
Ou seja, em um sistema fechado, o momento total antes da interação é igual ao momento total depois da interação. Esta propriedade pode ser generalizada para inúmeras partículas, desde que elas pertençam ao mesmo sistema interno.
No caso de termos um sistema com vários corpos, o momento linear do sistema é igual à soma (vetorial) dos momentos lineares de cada corpo. O momento linear do sistema é igual ao momento linear do centro de massa do mesmo.
Considerando um sistema constituído por uma só partícula de massa m na qual atuam forças cuja resultante é nula, o sistema é isolado. De acordo com a segunda lei de Newton, a variação do seu momento linear é nula à medida que o tempo decorre.
Se o sistema for constituído por duas ou mais partículas interatuando entre si, as forças interiores que atuam nas partículas não alteram o momento linear do sistema. Só as forças exteriores podem provocar a variação do momento linear do sistema, num certo intervalo de tempo.
Quando a resultante das forças exteriores que atuam num sistema for nula, o momento linear total do sistema é constante. Esta afirmação traduz o enunciado da lei