historia
Resenha Metodologia da historia.
Através da metodologia da historia, tivemos a oportunidade de conhecer o que seria um patrimônio cultural.
Começamos conhecendo a Zona mortuária, onde os índios eram colocados assim que morriam. Logo em seguida entramos nos Fluidos exposição de Vinicius S.A, e conhecemos o Túnel do tempo 2 a 4 mil anos antes de Cristo, Caçador coletor de frutas e raízes, Samara que cuidava da comida e alguns achados arqueológicos como Cerâmicas feita pelos índios que servia para transportar alimentos e aprendemos que os índios eram politeístas e cantavam em latim. Por fim nesta sala concluímos com uma grande maquete da Avenida Brasil em volta de 1960 e a explicação de que em torno de 1970 a avenida teve um crescimento com a ajuda da Itaipu. Tivemos contato com outra maquete com vista panorâmica de 1982 da cidade de foz do Iguaçu, com o objetivo de nos mostrar aonde começa e termina o rio, mostrar as barragens e as fases de construção da Usina de Itaipu. Com o auge de construção da Usina de Itaipu nos anos de 1978 e 1981, pode ser resgatado alguns objetos que também estavam expostos.
Logo na próxima sala tivemos o contato de perto com A Usina Hidrelétrica em operação que só e considerada em operação de energia, ou seja, a turbina e o gerador a Energia contida no movimento e queda e a água dos rios e convertida em energia cinética de rotação ao receber água que o faz girar.
Na Próxima sala havia telas de TV que pudemos pesquisar o histórico de algumas cidades e o chão desta sala era de vidro e por baixo uma maquete da rede hidrográfica do território paranaense que drena a maior parte de suas águas diretamente para o reservatório de Itaipu denominada Bacia do Paraná, que teve a duração de 2 anos de trabalho e 6 meses para montar.
Diversos quadros estavam expostos nas paredes de trabalhadores, alguns construindo pontes e viadutos outros em túneis, outros trabalhando para sobreviver.