geologia de barragens
CENTRO UNIVERSITARIO DO VALE DO IPOJUCA
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
José Nelson Jordão Monteiro dos Santos
GEOLOGIA DE BARRAGENS
CARUARU
2014
José Nelson Jordão Monteiro dos Santos
GEOLOGIA DE BARRAGENS
Trabalho apresentado no curso de engenharia civil na UNIFAVIP de Caruaru, no sentido da aprovação na matéria de Metodologia Cientifica ministrado pela professora Iracleide de Araujo Silva.
CARUARU
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
As barragens são elementos indispensáveis em uma sociedade. Civilizações antigas já dominavam algumas técnicas de armazenagem de água.
Desde que o homem deixou de ser nômade para se estabelecer em sociedade, ter fontes de água que atendessem às necessidades foi se tornando cada vez mais importante. Em locais onde não haviam rios perenes, os homens tiveram que encontrar meios para assegurar o abastecimento aos longos períodos de estio e seca.
A revolução industrial fez com que as técnicas de armazenagem de água passassem por uma modernização, tanto para atender as máquinas a vapor, como para atender os interesses do consumo humano, conseqüência das migrações do homem do campo para a cidade.
Desde então nem só para consumo humano uma barragem se faz necessário; os mais diversos processos de produção fizeram com que a indústria utilizassem as barragens não só como geratriz, mas como local para armazenamento de resíduos da linha de produção.
1.2 Problema Contextualizado
A geologia é uma matéria muito abrangente, mas dentro do seu campo, temos os estudos feitos no solo e um deles são utilizados para construções de barragens, então qual seria a importância dela para esse tipo de contrução?
1.3 Hipótese
A construção de barragens exige conhecimento especifico do solo para evitar acidentes e conseqüentemente prejuízos enormes.
1.4