Á mesa na Italia
O cardápio tradicional italiano procura cumprir os requisitos básicos de uma boa alimentação, ou seja, numa mesma refeição oferece alimentos ricos em carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, de maneira equilibrada.
Os italianos possuem um modo peculiar de se alimentar, os pratos são servidos em determinada sequencia. Além disso, há uma diferença na composição do prato e ingestão dos alimentos: os italianos comem sempre um alimento de cada vez. Podemos dizer que um italiano típico se alimenta mais ou menos da seguinte maneira:
De manhã cedo, antes do trabalho, que normalmente começa às 8:00 horas, eles fazem "la colazione", que corresponde ao nosso café da manhã, composto geralmente de café, café com leite ou "capuccino" acompanhado de pão com geléia ou um pão doce, como um croissant, denominado de cornetto.
Às 11:00 ou 11:30 h, os italianos consomem, "uno spuntino", ou seja, um lanchinho, com um sanduíche de pão, queijo e presunto, ou somente um suco ou uma fruta.
O almoço, ou il pranzo, dá-se geralmente no horário das 13:00 às 14:00 horas, sempre acompanhado de pão, azeite de oliva e vinho, é composto basicamente dos seguintes pratos:
Antepasti: como bruschetta, champignon marinado, insalata ou focaccia.
Primo Piatto: geralmente com massas, como macarrão, espaguete, lasanha, polenta ou risoto.
Secondo Piatto: com carnes especiais, de coelho, porco, frango, vitelo, peixe etc., e acompanhamentos, denominados "contorni", a exemplo de legumes cozidos ou saladas de legumes e verduras.
Dolci: com doces variados
Fruta: da estação e formaggi.
Picolla Patisseria e Café
Essa sequencia é rigidamente obedecida na maioria dos restaurantes na Itália, existem algumas exceções como o já reproduzido ossobuchi alla milanese, onde são servidos carboidrato e proteína juntos. É o caso, também, de alguns restaurantes localizados nos grandes centros econômicos como Roma e Milão, onde a tradição sucumbiu à pressa da vida moderna.
Às 17:00 horas,