Material de Estudo Trabalho Catarina de Medici
Catarina de Médici, início do XVI nasceu em Florença, Itália, no dia 13 de abril de 1519, filha de Lorenzo de Médici e Madalena de la Tour-d'Auvergne.
Pouco tempo depois de ter nascido, Catarina de Médici perdeu a mãe e logo a seguir o pai. Educada em Mosteiros em Roma (Itália) Teve como tutor seu primo (tio-avô), o Cardeal Giulio de Médici, mais tarde Papa Clemente VII. Recebeu uma educação refinada e aprendeu sobre boas maneiras, tornando-se uma jovem culta.
Era extremamente inteligente, dominava o latim e grego, e interessava-se por história e geografia, e possuía gostos como poesia e música.
Em 1533 com 14 anos casou-se em Marselha na presença do papa, com o Duque de Orleans Henrique II. No casamento deles, um bolo criativo, feito em andares por ela, impressionou os convidados. A partir daí, bolos incrementados assim passaram a ser sinônimo de status.
Na vida pessoal, sofreu pelo desprezo do marido, que só tinha olhos para a amante Diane de Poitiers 20 anos mais velha. Catarina demorou uma década para engravidar e nesse tempo mergulhava na cozinha para esquecer um pouco a tristeza e o desprezo da corte, afinal naquela época era inadmissível a rainha não gerar herdeiros. Depois de uma década, Catarina teve dez filhos e ficou viúva aos 40 anos.
A base dos hábitos refinados à mesa e os hábitos alimentares mais contemporâneos dos franceses se devem à uma das famílias burguesas italianas mais ricas da história: os Médici.
Catarina trouxe seus hábitos da Itália como uso de porcelanas e pratarias luxuosas. O uso do garfo, o hábito de lavar as mãos antes das refeições, escolha do ambiente e da música para o ritual à mesa, as peças esculpidas em metais de boa qualidade, os aparelhos de jantar, as toalhas bordadas e as porcelanas transformaram e sofisticaram o comportamento à mesa.
Ao mudar-se para Paris, Catarina arrastou consigo serviçais,