pesquisa novembrada
NOVEMBRADA:
O ESTOPIM DA INSATISFAÇÃO POPULAR
Florianópolis
2014
JÉSSICA FABIANA DA SILVA
MARCOS MARTINS
REGINA MARIA BASTOS FERREIRA
RICARDO DOS SANTOS
PRISCILA KOCH
NOVEMBRADA:
O ESTOPIM DA INSATISFAÇÃO POPULAR
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Ciência Política e Teoria Geral do Estado, do Curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Orientador: Prof. Valmir dos Passos
Florianópolis
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 JUSTIFICATIVA
4 REFERENCIAL TEÓRICO
5 METODOLOGIA
6 RECURSOS
7 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Há cinco anos, um movimento histórico para o Estado de Santa Catarina completou 30 anos e ficou conhecido como Novembrada, um episodio planejado apenas para ser, a princípio, uma manifestação estudantil organizada pelo DCE - Diretório Central dos Estudantes, da Universidade Federal de Santa Catarina. Diante da insatisfação em que se vivia não só na capital catarinense, como também em todo o País, numa época de ditadura, a intenção do protesto era mostrar ao Presidente João Baptista Figueiredo, na sua visita à capital, que os estudantes não se intimidavam com a presença do militar.
Segundo Miguel (1995, p.19), no dia 30 de novembro de 1979, o que era para ser apenas um ato com “palavras de ordem contra o arrocho salarial e contra a ditadura”, tomou proporções muito maiores devido à grande insatisfação popular que se uniu ao pequeno grupo de estudantes e, também, à repressão militar que os manifestantes passaram a sofrer.
“A revolta popular logo fugiu do controle dos estudantes. A liderança do DCE até tentou, sem sucesso, direcionar o protesto e acalmar a multidão. Procuravam evitar que as ofensas pessoais ao Presidente obscurecessem o caráter “político” da manifestação.” (MIGUEL, 1995, p.34).
Os motivos que impulsionaram a