Projeto de Pesquisa Fundamentos do Meio Ambiente
Atualmente, termos como “ecologicamente sustentável” e “sustentabilidade” são amplamente utilizados em trabalhos, propostas, projetos, entre outros. Mas afinal, o que é sustentabilidade?
Ao adotar postura sociológica, pode-se afirmar, de acordo com Meadows (1993) que “uma sociedade sustentável é aquela que pode persistir por várias gerações, é uma sociedade que consegue enxergar longe o suficiente, de forma ampla o suficiente.”
Ao adotar postura geral, a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico define o termo sustentabilidade como “[...] uma união entre as atividades econômicas e a conservação dos recursos naturais. Essa união implica numa parceria entre o meio ambiente e a economia, cujo elemento chave é o legado dos recursos naturais das gerações atuais para as gerações futuras de forma a não diminuí-lo de forma imprópria.”
Além dos supracitados existem vários outros conceitos cabíveis para o termo sustentabilidade, porém são necessários apenas os dois para perceber a imensa amplitude e abrangência deste termo, o qual deve levar em consideração a cultura, os costumes e as tradições de cada sociedade, bem como suas aspirações políticas e econômicas.
Dada a definição de sustentabilidade, é necessário agora nos aprofundarmos na principal matéria tratada neste Projeto de Pesquisa: a reutilização de materiais na decoração doméstica.
Visando a crescente necessidade de diminuir a extração de matéria prima da natureza, os consumidores estão agora procurando comprar e desfrutar de produtos recicláveis e reutilizáveis, principalmente aqueles que podem ser utilizados na decoração. Além de contribuir para o meio ambiente e para a redução de gastos, tanto para indivíduos como para empresas, essa medida contribui para o exercício da criatividade, podendo chegar a ser inclusive fonte de renda para os criadores.