Filme Escritores da Liberdade
Encontrou diversas barreiras, falta de apoio dos familiares, dos superiores por desacreditarem na capacidade de aprendizagem dos alunos, enfrentou resistência dos alunos por ela ser de outra classe social, ser branca e ser professora iniciante.
2) Destaque alguns princípios éticos que estruturaram a prática pedagógica da professora.
• Percebeu a necessidade de inovação e se empenhou na criação de métodos dinâmicos que ajudassem na sua prática pedagógica procurando entender a realidade de cada aluno e a valorizá-lo segundo suas habilidades.
• Não aceita os alunos na condição de vitima, e cobra-lhes responsabilidade por suas escolhas e seus atos de exclusão para com os outros.
• Sua ação pedagógica inovadora despertou motivação dos alunos para expressar seus sentimentos, ler, pensar, escrever, e mudar a partir do reconhecimento com sujeito de sua própria história. 3) Qual foi a cena do filme que mais lhe tocou ? Justifique.
A separação. Pois, por amor a profissão e por acreditar na mudança, teve que abrir mão de sua vida pessoal para com seu marido.
4) A história nos leva a refletir, sobre muitas questões, qual foi a lição que você absorveu para sua vida pessoal e profissional?
Só conseguiremos atingir objetivo e êxito naquilo que dedicarmos, se realmente existir paixão, alegria e determinação. Não podemos desistir de seguir o caminho ao avistarmos o primeiro muro, e sim, procurarmos ajuda para derrubá-los.
5) O filme destaca muitos aspectos importantes do processo ensino aprendizagem. Aponte três que seja mais significativos na sua opinião.
• Primeiramente fez uma avaliação diagnóstica da turma, o que possibilitou verificar o potencial de seus alunos, levando em consideração os conhecimentos prévios dos mesmos.
• Elaborou a estruturação do processo ensino-aprendizagem de acordo com a realidade dos alunos.
• Ampliou seu projeto, realizou também visitas a museus,