Tipos De Consultoria
Consultoria é o ramo profissional que identifica e propõe soluções dentro de empresas e instituições. Ela tem como finalidade entender a necessidade das organizações, diagnosticar os principais problemas e falhas e, principalmente, propor e implantar ações que gerem melhorias, alta desempenho, aumento de produtividade e a conquista de grandes e efetivos resultados. Pode ser realizada por meio da ação de um profissional conhecido como consultor organizacional, que pode ser um colaborador de uma empresa ou o profissional que presta serviços para diferentes organizações e instituições. As consultorias são divididas em duas categorias principais:
Consultoria interna, normalmente um funcionário de empresa cliente. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores.
Tendo como vantagens: Possui maior conhecimento dos atalhos organizacionais. Está diariamente em contato com os procedimentos internos.
Maior acesso a pessoas e grupos de interesse e, menor custo.
E desvantagens: Carece de atualização prática, menor experiência que o consultor autônomo; possuem menor liberdade para dizer e fazer as coisas. A consultoria externa é o que consegue realizar a consultoria empresarial com mais exatidão. O consultor é autônomo ou pode ser um empregado de uma companhia de consultoria. Geralmente trabalha em equipe com outros consultores. Assim, ele está apto a propor soluções e ideias que cooperem e colaborem com uma melhor atuação empresarial no mercado. Suas vantagens:
Maior experiência e prática; pode correr maiores riscos; possui maior imparcialidade.
E desvantagens: Tem menor acesso a pessoas e grupos de interesse; possui menor conhecimento dos atalhos organizacionais; não possui presença diária, geralmente.
As consultorias passam por etapas sendo elas:
Contrato: Nesta fase, o consultor conhece e faz o contrato inicial com seu cliente — a empresa em questão — e começa uma pesquisa sobre os problemas