Tipos de comunicação
As pessoas afirmativas são capazes de defender os seus direitos, os seus interesses e de exprimir os seus pensamentos e as suas necessidades de forma aberta, direta e honesta. Estas pessoas para afirmar os seus direitos, não pisam os direitos dos outros. A pessoa afirmativa tem respeito por sim própria e pelos outros; está aberta ao compromisso e à negociação. Aceita que os outros pensem de forma diferente de si; respeita as diferenças e não as rejeita.
Identificar e caracterizar o estilo passivo:
A atitude passiva é uma atitude de evitamento perante as pessoas e os acontecimentos. Em vez de afirmar tranquilamente, o passivo afasta-se ou submete-se; não age. Porque não se afirma de forma afirmativa, ele torna-se, geralmente, numa pessoa ansiosa que apresenta dores de cabeça com frequência e sofre de insónias. O passivo não age porque tem medo das deceções. Tímido e silencioso, ele nada faz.
Identificar e caracterizar a atitude manipuladora:
O manipulador não se implica nas relações interpessoais. Esquiva-se aos encontros e não se envolve diretamente com as pessoas, nem nos acontecimentos. O seu estilo de interação caracteriza-se por manobras de distração ou manipulação dos sentimentos dos outros. O padrão manipula o empregado fazer horas extraordinárias dizendo: “Como pode recusar depois de tudo o que fiz por si?”. O manipulador não fala claramente dos seus objetivos. É uma pessoa muito “teatral”.
Identificar e caracterizar o estilo agressivo:
A agressividade observa-se através de comportamentos de ataque contra as pessoas e os acontecimentos. O agressivo prefere submeter os outros e faze-los curvar. O agressivo fala alto, interrompe e faz barulho com os seus afazeres enquanto os outros se exprimem. Ele desgasta psicologicamente as pessoas que o rodeiam. O agressivo penso que é sempre ganhador através do seu método, mas não entendem que se o fosse, não necessitaria de ser agressivo. O agressivo