Vamos perguntar as pessoas de meia idade
1) Ao chegar à meia idade, o homem percebe que não é imortal. Faz-se um balanço de tudo o que já se viveu e conseguiu, do tempo que ainda resta e dos objetivos que estão por atingir", explica o psicólogo e terapeuta familiar Manuel Peixoto. Nos dias atuais, como o homem em geral tem lidado com esse fenômeno?
2) Qual a maior queixa nessa fase da vida?
3)A maioria dos homens "sente que as ambições que tinha na juventude não foram realizadas e que a idade atual já não lhes permitirá realizar algumas delas", Fenando Mesquita, sexólogo. Como o homem tem lidado com a aceitação desse fato, considerando que eles geralmente não costumam buscar ajuda profissional?
4) Quais são as principais características da meia idade?
5) Alguns adultos nesta idade adotam comportamentos diferentes do habitual. "Começam a ter mais cuidado com o aspecto físico, investem grande parte das economias em gastos supérfluos ou assumem comportamentos estereotipados da juventude". Esses comportamentos vão auxiliar o homem a enfrentar essa fase da vida, ou ele está na realidade se esquivando da própria aceitação?
6) Qual a principal diferença entre homens e mulheres nesta idade?
7) Ninho vazio é o nome que se da quando o último filho sai de casa, e normalmente acontece para os pais na meia idade. O que os pais podem fazer para que este acontecimento não destrua suas vidas?
8) Entre os 40 e os 50 anos, a pressão é grande. Os compromissos profissionais são maiores, as responsabilidades familiares exigentes. Muitas vezes, recorda Manuel Peixoto, "a quantidade de tarefas leva a um colapso". Vemos que o nível de estresse no homem chega a ultrapassar o da mulher nessa fase da vida. O que o homem pode fazer para enfrentar essa fase da vida com mais facilidade e equilíbrio?
9) Na sua opinião, o que leva o adulto da meia-idade a se relacionar amorosamente com pessoas mais jovens?
10)As mulheres tendem também a ter uma rede social