DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO
Como já aprendemos, a função dos meios de comunicação é auxiliar na transmissão de e recebimento de informações, para ajudar a se comunicar uns com os outros, sendo um instrumento ou a forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional.
Existem duas formas de comunicação: a verbal e não verbal.
A comunicação verbal é “Aquilo que se diz”: expressão de ideias, desejos, opiniões, crenças, valores, etc. Dentro da comunicação verbal tem as formas verbais escritas que se compõe de Livros, Cartazes, Jornais, Cartas, Telegramas, etc. e a Verbal oral por meio de Diálogo entre duas pessoas, Rádio, TV, Telefone, etc.
A comunicação não-verbal processa-se através dos gestos, das posturas, das expressões faciais, das utilizações da voz e do silêncio, do vestuário, dos objectos de que nos fazemos cercar, da relação que estabelecemos, quer com esses objetos, quer entre nós. Todas estas formas de linguagens não verbais exprimem e comunicam ideias, sentimentos e emoções, acompanham, reforçam e chegam a substituir a linguagem verbal, delineando significações e conferindo uma vivência mais profunda e autentica à comunicação.
Há dois tipos de meios de comunicação: pessoal e social:
• Os meios de comunicação pessoal são aqueles que se utilizam para comunicar via correio, telefone, fax.
• Os meios de comunicação social são aqueles que nos permitem comunicar com o exterior, como o jornal, a televisão e o rádio.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Este processo ocorre quando o emissor emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor, através de um canal (ou meio). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de dificuldade, bloqueio ou ruído, e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.
Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem. a) Significado: corresponde à ideia, ao conceito que o emissor