Edema agudo de pulmão
2ª maior causa de Insuficiência Respiratória Aguda
Principal causa desencadeante: cardiogênica
Etiologia: cardiogênica e não-cardiogênica Definição
Acúmulo de líquido [plasma] no meio intersticial e alveolar, comprometendo a hematose pulmonar, bem como a relação V/Q, precipitando Insuficiência Respiratória Aguda.
O edema agudo de pulmão é uma grave situação clinica, de muito sofrimento, com sensação de morte iminente e que exige atendimento médico urgente.
Causas de edema agudo de pulmão:
_Infarto do miocárdio - é a causa mais comum
Disfunção do músculo cardíaco
Doenças das válvulas, aórtica ou pulmonar
Administração exagerada de líquidos, comum em crianças ou pacientes que recebem líquidos (soros) em excesso pelas veias.
_O coração é dividido em quatro partes (câmaras) responsáveis pela entrada de sangue no coração; um átrio e um ventrículo à direita, um átrio e um ventrículo à esquerda, responsáveis pela circulação do sangue no coração e por todo o corpo.. Na insuficiência cardíaca esquerda, há um acúmulo de sangue nas veias e capilares pulmonares a tal ponto que acontece um extravasamento de fluídos para os espaços aéreos dos pulmões. Isso deixa o pulmão menos elástico e com menos superfície de contato entre os gazes inspirados e o sangue.
_Prevenção do edema agudo de pulmão.
Na maioria dos casos, não temos possibilidade de evitar o edema agudo.
Os riscos podem ser diminuídos pelo pronto tratamento e pela condução adequada das doenças que podem levar ao edema agudo.
_Sinais e sintomas
Prevenção do edema agudo de pulmão.
Na maioria dos casos, não temos possibilidade de evitar o edema agudo.
Os riscos podem ser diminuídos pelo pronto tratamento e pela condução adequada das doenças que podem levar ao edema agudo.
_Tratamento
Alívio da Ansiedade
Redução do Volume [pré-carga]
Aumento da força contrátil
Aumento da pressão de perfusão renal
Melhora da hematose: oxigenação
Tratar causas ou fatores