Tipos de Comunicação Oral
Introdução
O presente trabalho aborda a temática “comunicação oral” e seus tipos como formas de linguagens, com características diferentes, para a transmissão de mensagens entre “pólos” de comunicação. A comunicação tem lugar quando um indivíduo transmite idéias ou sentimentos a outro ou outros, sendo sua eficiência avaliada pela semelhança entre a mensagem transmitida e a mensagem recebida. A modalidade oral da comunicação não se resume ao ato de falar, mas também ao de ouvir, visto que a transmissão de uma mensagem sempre objetiva suscitar uma resposta específica.
Comunicar-se através da linguagem oral e da linguagem escrita são ações com várias características diferentes. A primeira permite a transmissão imediata da mensagem e a clarificação desta pela entoação, ritmo etc. utilizados pelo emissor, além do fato de ambos os agentes da comunicação conhecerem o contexto situacional que os rodeia e a interação ser mais breve que na escrita. Na segunda não há transmissão imediata da mensagem, pois desde o momento em que o emissor escreve até a leitura pelo receptor, passa-se um tempo relativamente grande. Esta também requer o uso da pontuação e outros recursos gramaticais para determinar o estado do emissor e do receptor, o contexto da comunicação e afins. Com tais particularidades a respeito da oralidade, pode-se especificar os gêneros orais, isto é, os tipos de comunicação oral:
Diálogo Há participação de pelos menos dois interlocutores e implica sempre um sentido e um resultado, pois não se dialoga no vazio. O falante quer ser compreendido e o ouvinte decide se quer ouvir e compreender. Entram sempre em jogo as características de personalidade do ouvinte, que poderá fazer a mensagem emitida ser sobreposta a outra, através de suas reações ao que ouviu.
Entrevista
Aqui também há o intercâmbio de dois interlocutores, mas a um deles caberá o papel de perguntar e ao outro de responder. Para o sucesso de uma