Tipos de comunicação
Comunicação tem remédio
Não se pode pensar na ação profissional sem levar em conta a importância do processo comunicativo nela inserido. A tarefa do profissional de saúde é decodificar, decifrar e perceber o significado da mensagem que o paciente envia, para só então estabelecer um plano de cuidados adequados e coerentes as suas necessidades.
A comunicação adequada é aquela que tenta diminuir conflitos, mal-entendidos e atingir abjetivos definidos para a solução de problemas detectados na interação com os pacientes portanto, como profissionais não podemos apenas considerar o fisiológico do paciente, pois seu comportamento está diretamente relacionado ao que ele sente e pensa. O instinto natural de autodefesa e autopreservação fala mais alto e ele passa, então a prestar atenção redobrada ao que acontece a sua volta, delimita o próprio território e jamais admite a invasão arbitraria.
Se queremos ou precisamos mudar seus hábitos, posturas ou ate mesmo orienta-los sobre algo, é necessário estabelecer um vinculo de confiança, com base em um comportamento empático. A comunicação efetiva é bidirecional. Para que ela ocorra, é necessário que haja resposta e validação das mensagens ocorridas.
Não existe comunicação totalmente objetiva. Ela se faz entre pessoas, é cada pessoa é um mundo a parte com seu subjetivismo, suas experiencias, seus valores, sua cultura, seus interesses, suas expectativas. A percepção pessoal funciona como uma especie de filtragem que condiciona a mensagem segundo a própria lente. Ouvimos e vemos conforme a nossa percepção. Comunicar-se é o processo de transmitir e receber mensagens por meio de signos, sejam eles símbolos ou