Tipos de comunicador
Introdução
O desafio de se comunicar com o seu semelhante, vem desde os promórdios, inventando e experimentando várias formas de comunicação até às que conhecemos nos dias de hoje.
Hoje, a comunicação necessita cada vez mais, de uma grande importância e vitalidade, tornando possível que pessoas de outras culturas e costumes se entendam nas suas ligações humanas e em qualquer situação social que se encontrem.
Contudo, existem algumas regras para que a comunicação seja efetuada de forma eficaz, ou seja, levar uma mensagem do seu emissor ao seu receptor sem que esta perca qualquer das suas intenções.
O objetivo deste é refletir sobre o processo de comunicação, a fim de que haja maior exatidão na expressão e na compreensão do significado daquilo que se quer transmitir.
Desenvolvimento
A escola vive um momento de questionamento sobre as condições oferecidas ao aluno que conduzem à sua integração e sucesso educativo.
A construção da relação entre professor/aluno e a manutenção de um clima que permita a efetividade do processo ensino – aprendizagem assenta na comunicação interpessoal.
A comunicação revela representações e emoções que expõem a autenticidade e carácter da relação professor/aluno. Assim o aluno tem a necessidade de se adequar ao tipo de educador/comunicador para assimilar o conteúdo proposto. A exemplo temos : “O tímido” que se exprime sem muitas representações, e gestos expressivos, creio que nos faz centrar mais no emissor e o conteúdo apresentado. Mais acaba passando uma insegurança diante dos outros, criando uma barreira para a comunicação. o excesso de timidez dificulta a autenticidade de uma boa comunicação, colocando-o na defensiva e perdendo a essência da comunicação verbal. “O egocêntrico” parece estar bem seguro, passa uma garantia para seus palestrandos, mais ao mesmo tempo expõe apenas O que lhe interessa, o que coincide com suas opiniões, crenças, valores e experiências. Isso o impede de